MÃO DE DEUS 100GR
MÃO DE DEUS 100GR
R$ 4,20
5 em estoque
Informações do Produto
Nome(s) Popular(es):
Mão-de-deus, Titônia, Margaridão-amarelo, Girassol-mexicano, Flor-do-Amazonas, Margaridão
Família:
Asteraceae
O margaridão tem sido utilizado como planta medicinal em alguns países, incluindo o Brasil, evidenciando-se suas ações anti-inflamatória, antimalárica e para o tratamento do diabetes, algumas delas comprovadas em estudos in vitro ou in vivo utilizando-se animais de laboratório.
Embora esta planta possa ser promissora para um possível uso como fitoterápico, recentemente estudos toxicológicos em ratos revelaram que o uso oral e prolongado das folhas provocam lesões nos rins e no fígado.
Dentre os mais de 150 metabólitos secundários isolados de T. diversifolia destacam-se os flavonóides e as lactonas sesquiterpênicas.
Estas últimas, em especial as tagitininas A, C e F, da classe dos heliangolidos, apresentam ações biológicas, incluindo anti-inflamatória, e propriedade fagoinibidora frente a larvas do lepidóptero Chlosyne lacinia, dentre outras.[3]
O Girasol-mexicano pode ser usado para atenuar a síndrome de abstinência a drogas psicotrópicas em dependentes químicos, como álcool e tabaco e outras.
Seus principais benefícios estão no alívio que proporciona na síndrome de abstinência em doentes de alcoolismo, dependentes químicos e fumantes. Pesquisas apontam que os pacientes que usam a planta se sentem enjoados ao pensar em seus vícios e muitos dos pacientes que usaram esta planta em seus tratamentos conseguiram abandonar o vício.
A forma mais utilizada da planta é o chá das suas folhas poderosas. O chá de mão de deus pode ser feito a partir da mistura de 2 colheres (sopa) das folhas trituradas para um litro de água.
Mantenha em fervura por 4 a 5 minutos e depois mantenha em infusão, tapado, por 10 minutos. A posologia é de até três xícaras ao dia, gelado ou em temperatura ambiente.
Outras aplicações do chá de mão de deus é no combate a diarreias, dores de cabeça, malária, ascaridíase, febre e hepatite. Estudos recentes também apontam propriedades terapêuticas da planta no combate à diabetes (incluindo o tipo 2 da doença), e extratos da erva com benefícios contra o HIV.